Home » Blogger, Widgets, Wordpress

Posts relacionados com imagens

15 fevereiro 2011 7.041 Leitores 6 Comentários

O widget de posts relacionados com imagens, é um widget muito simples de instalar, que vai aparecer no final de cada post, que sugere links para outros posts aos visitantes do seu blog, posts que podem ser do interesse deles.

O widget é bastante apelativo não só porque selecciona automaticamente outros posts com assuntos relacionados com o post que está a ser visualizado, mas também porque apresenta imagens (thumbnails) juntamente com os links. Estas imagens que são apresentadas juntamente com o título dos posts permitem dar rapidamente ao leitor uma melhor ideia do conteúdo dos posts relacionados.

Este widget tão simples pode aumentar significativamente as páginas visitadas, ao manter os visitantes a explorar os conteúdos relacionados, oferecendo-lhes alguns posts antigos que de outro modo provavelmente permaneciam esquecidos nos arquivos do blog.

Destaco dois dos serviços gratuitos que conheço que geram os posts relacionados com imagens, que descrevi acima:

  • Um desses serviços é o LinkWithin que tenho usado num dos meus blogs, há mais de um ano, e sempre funcionou muito bem. Já muita gente conhece e usa. É um serviço que você quase de certeza já encontrou em algum blog por aí. Pode ser usado tanto na plataforma do Blogger como no WordPress. Para o instalar basta visitar o site LinkWithin, preencher um formulário muito simples, clicar em “Get Widget!” e seguir as instruções. Para o Blogger é fornecido uma porção de código que é colocado no blog, enquanto para o WordPress tem que se fazer download do plugin Linkwithin e instalá-lo na nossa plataforma. Veja no final deste post o plugin do Linkwithin em funcionamento. Tem o aspecto da seguinte imagem:
  • A outra opção que funciona apenas para quem tem WordPress em alojamento próprio, é o NRelate. Trata-se de um plugin que faz basicamente o mesmo que o LinkWithin, mas as imagens são armazenadas no alojamento do próprio blog, o que pode ter vantagens em termos de SEO. A instalação faz-se de uma forma muito simples na plataforma do WordPress. Basta ir à secção de Plugins, pesquisar por “nrelate” e instalar. Depois é só ir à secção do NRelate na barra lateral da plataforma, do lado esquerdo, e configurar. Pode substituir a frase “You may also like” por “Poderá também gostar de“. Pode ainda definir o número de thumbnails que deseja que apareçam. Enquanto no Linkwithin só é possível configurar uma linha de thumbnails, no NRelate pode-se optar por duas linhas de links com imagens. Veja o seguinte exemplo:

E você? Já usa algum destes serviços ou conhece algum outro idêntico a estes?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...


6 Comentários »

  • Diogo disse:

    Esses widget são massa. Instalei o Linkwithin e minhas visita aumentou cerca de 20%.

    Esse NRelate não conhecia. Um dia desses experimento ele com 2 filas de posts para comparar resultados.

  • avelino (author) disse:

    @Diogo
    Acabei de instalar o nrelate aqui no blog, com 8 posts relacionados. Também vou ver se noto alguma diferença nas estatísticas.

  • webfilesfree disse:

    notei q seu post relacionado n tem o logo do serviço como vc tirou!?

  • gadarf disse:

    Pena o linkwithin não é indexado pelo google.

  • Vivian Assis disse:

    Bem já instalei o nrelate ele disse para eu aguardar para que tudo possa ser adicionado, adoro esse plugins são bem úteis..

  • Jefferson disse:

    Olá amigão, funcionou perfeitamente em meu site, já à tempo que procurava algum plugin com esta ferramenta, instalei o Linkwithin mas não funcionou bem em meu site.

    Obrigado pela Dica, continue com Deus.

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.