Home » Tráfego

O Feedburner vai fechar?

24 setembro 2012 5.250 Leitores 7 Comentários

O contador do Feedburner passou a apresentar zero assinantes. Isto aconteceu no dia 19 deste mês aqui no blog, e penso que aconteceu o mesmo com todos os blogs que usam o Feedburner.

Não me preocupei com isso pois já em 3 de Dezembro do ano passado aconteceu algo do género (veja o post “Zero assinantes no Feedburner“), mas nessa altura o problema não demorou a ser resolvido. Desta vez já estamos a 24 de Setembro e os contadores do Feedburner continuam a zero…

Há até quem já diga que o Feedburner vai fechar!

Embora o pessoal lá do Feedburner tenha comunicado que têm tido dificuldades com a produção dos dados estatísticos dos feeds e que se encontram a trabalhar para o resolver o assunto, o que é certo é que já passaram 6 dias e o contador continua a zero. Há quem diga que o Feedburner vai fechar com base na informação de que o API vai ser descontinuado em 20 de Outubro e há quem defenda que o serviço do Feedburner vai continuar porque é uma fonte de receita para o Google.

Os visitantes podem subscrever o feed?

Sim, os visitantes do seu blog continuam a poder inscrever-se no seu feed para poderem passar a receber os posts do seu blog por email.

Os novos posts são entregues por email pelo Feedburner?

Sim, o Feedburner continua a enviar emails com os seus posts para os assinantes da sua lista.

É possível ver o número de assinantes?

Sim, apesar do contador mostrar zero, você continua a poder ver quantos assinantes tem a sua lista na sua conta do Feedburner. Para isso vá ao separador “Publicar”. Clique em “Email Subscriptions”, desça à parte de baixo da página e veja o seu número de assinantes onde diz “Total de cadastros”.

Como fazer backup da lista de emails do Feedburner

O problema parece ser, pelo menos para já, apenas com a geração das estatísticas. No entanto, porque o seguro morreu de velho, talvez esteja na altura de fazer o backup da sua valiosa lista de emails que com o seu suor angariou para o seu blog. É muito simples:

  1. No separador “Publicar”. Na página “Email Subscriptions”, na parte de baixo da página, logo abaixo do total de assinantes clique em “Ver detalhes de cadastros”
  2. Depois à frente da palavra “Exportar” clique em “CSV”. Veja a imagem:
  3. Guarde o ficheiro no seu computador.
  4. Abra o ficheiro no Excel.

NOTA: Para que os dados apareçam no Excel correctamente (em colunas diferentes) poderá ter que fazer um ajuste prévio. Abra o ficheiro .csv com o “bloco de notas” e no menu “Editar” substitua as virgulas por ponto e virgulas, e faça salvar. O Excel já vai reconhecer o ponto e virgula como separador colocando cada dado numa coluna diferente.

O que você acha do Feedburner? Está contente com o serviço?
Acha que o Feedburner vai fechar?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


7 Comentários »

  • Andre Siqueira disse:

    Espero que esta importante ferramenta de trabalho não seja descontinuada, pois além de muito útil é gratuita.

    Abraços

  • Marmathe disse:

    Isso é preocupante, mas quem sabe com essa parada o Feedburner receba alguma atualização ou melhoria. De acordo com informações contidas no blog oficial do Feedburner, eles estão cientes do problema e trabalhando para resolvê-lo. o jeito é esperar e é claro que vou seguir seu conselho: fazer um backup de minha lista de emails. Afinal nunca se sabe o que pode acontecer.

  • Dermeval Junior disse:

    E eu estava pensando que o problema pudesse estar no meu blog, algo que estivesse dificultando o rastreamento do meu feed pelo FeedBurner.

    Bom, mas agora é esperar que o serviço não seja realmente descontinuado, por que acho que fará bastante falta.

  • Nestor disse:

    Não acredito que o FeedBurner irá fechar ou ser descontinuado. E se for muito antes de acontecer o Google avisaria, não é sempre assim?

    Vejamos no caso do Google Plus ele avisou com muita antecedência, quando está desativando os perfis Blogger também não vinha avisando a muito tempo?

    Não há motivo para pânico o Google respeita muito seus usuários e qualquer decisão mais séria que será tomada nos seremos avisados com muita antecedência…

    Abraços.

  • Felipe Oliveira disse:

    Não acho que o FeedBurner irá ser desativado, o Google quando tomam certas decisões avisam seus usuários sobre o ocorrido.

  • Alessander Raker disse:

    O FeedBurner deve estar passando por alguma melhoria e isso eu acredito. Vamos ver o que irá ocorrer em breve

  • avelino (author) disse:

    Hoje, em vez dos 12000 e tal assinantes deste blog, o contador do Feedburner apresenta apenas 11!… 😮

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.