Home » SEO

Novos Sitelinks do Google

25 agosto 2011 5.980 Leitores 3 Comentários

Com o novo formato de sitelinks do Google o seu site pode receber mais visitas para as pesquisas que procuram pelo nome do seu site. O Google mudou a forma como os “sitelinks” são mostrados nas páginas de resultados. Vamos tentar perceber como isso pode ser uma oportunidade para receber mais visitas.

Os sitelinks são aqueles links que às vezes aparecem nos resultados do Google, abaixo da descrição de um site. Antes da alteração que o Google fez este mês eles tinham este aspecto:

Os sitelinks aparecem para aquilo que é designado por “brand searches”, aparecem para pesquisas a nomes específicos.

Depois da alteração de 16 de Agosto de 2011, o aspecto dos sitelinks passa a ser o seguinte:

Pois é, já antes era vantajoso ter sitelinks por baixo do nosso site, mas agora os sitelinks ficaram maiores, ocupam praticamente todo o ecrã para a maior parte dos visitantes, e cada um dos links ganhou uma pequena descrição.

Com toda esta exposição passou a ser ainda mais importante ficar na primeira posição no Google para as palavras que identificam o nosso site. Com este novo formato mais páginas do seu site podem ser visitadas a partir de uma pesquisa pelo nome do seu site, isto claro se o seu site estiver no topo das pesquisas para determinado conjunto de palavras chave especificas.



Como tirar partido do novo formato de sitelinks



1. Cuidar das páginas que aparecem nos sitelinks

Clique nos links que aparecem como sitelinks para o seu site. Vista a pele de um visitante e observe aquilo que ele vê nessas páginas sem fazer “scrolling”. Essas páginas são páginas que muitas vezes estão esquecidas, negligenciadas, não estão preparadas para servirem como portas de entrada. Muitos sites ainda foram pensados para que os visitantes entrassem no site pela “homepage”, mas o que os sitelinks nos lembram é que isso não é necessáriamente assim. Trate as páginas dos sitelinks como portas de entrada do seu site, pergunte-se:
Os visitantes vão encontrar aquilo que precisam?
Vão encontrar o que de melhor tenho para oferecer?
Vão ficar?
Vão regressar?
Depois de responder a essas perguntas faça as alterações necessárias a essas páginas.

2. É possível escolher as páginas que aparecem nos sitelinks ?

Use a sua conta no Google Webmaster Tool (Ferramentas para Webmasters do Google) para influenciar (escolher é uma palavra muito forte) as páginas que vão aparecer no sitelinks do seu site.

No Webmaster Tools, em “Configuração do site”, você encontra o sub-menu “Links para o site”. Veja a imagem:

Ali você pode pedir ao Google para despromover uma página especifica, para que ela não apareça nos sitelinks. Isso faz-se através de um formulário simples onde é introduzido o URL que se pretende despromover:

Terá que especificar também para qual “resultado de pesquisa” quer despromover determinado URL. “Resultado de pesquisa” refere-se ao endereço da página abaixo da qual aparecem os sitelinks. Se é a sua homepage então basta deixar o campo “resultado de pesquisa” em branco.

Pode-se despromover até 100 URLs, e ficam despromovidos por 90 dias. Apesar do Google deixar uma nota que não garante que eles sejam despromovidos, a verdade é que esta pode ser uma forma excelente de evitar que apareçam nos sitelinks páginas que podem não ser apropriadas para servir como portas de entrada aos nossos sites, ou que possam não ser tão úteis como outras páginas que temos nos nossos sites.

E você o que acha dos novos sitelinks do Google?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Classifique este post)
Loading...


3 Comentários »

  • Edigley Alexandre disse:

    Olá!
    Gostei do artigo, mas fiquei na dúvida ainda.

    Como faço aparecer no sitelink, apenas algumas páginas específicas, como por exemplo: a página SOBRE, CONTATO, DOWNLOADS, DIÁRIOS etc.?

    Abraço!

  • avelino (author) disse:

    @Edigley

    Não controlas directamente as páginas que aparecem. O que podes fazer é pedir ao Google para despromover as páginas que não gostarias de ver nos sitelinks.

  • Edigley Alexandre disse:

    É o que estou fazendo. Rebaixando algumas páginas e artigos.

    Abraço!

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.