Home » Ganhar Dinheiro

Espaços em branco em vez dos anúncios do AdSense

27 julho 2018 305 Leitores 1 Comentário
Adsense e páginas da internet

Nos primeiros meses deste ano de 2018 verifiquei uma quebra significativa nos ganhos com os anúncios do AdSense em alguns dos meus sites. Fiz uma pesquisa na internet e constatei que eu não era o único com esse problema.

No fim de 2017 houve pelo menos duas atualizações importantes no algoritmo de indexação do Google.

  • o Google passou a valorizar os sites que têm encriptação HTTPS (sites aos quais é possível aceder através de https em vez de http). E assim mudei alguns dos meus sites para a A2 Hosting(é uma empresa de hospedagem que já tem incluído o HTTPS, nem é preciso fazer configurações, os sites ficam logo a poder ser acedidos por https).
  • mais recentemente, o Google implementou o “mobile-first index” (significa que o Google passou a usar a versão “Mobile” para efeitos de indexação e posicionamento no motor de busca).

Na altura fiz algumas alterações para procurar cumprir com estas últimas exigências do Google. Mas depois dos ajustes que introduzi os ganhos pouco ou nada subiram.

Então pesquisei um pouco mais sobre possíveis causas.
Descobri que o Google também mudou a forma como apresenta os anúncios do AdSense. Na verdade eu já tinha reparado que por vezes os anúncios não eram exibidos e que em vez deles apareciam espaços em branco em algumas páginas. Aconteceu por exemplo na página da imagem abaixo:

Exemplo de página com anúncios do adsense em branco

Baixa cobertura dos anúncios

Há vários artigos e fóruns na internet que dizem que a “Cobertura” dos anúncios sofreu uma grande quebra no inicio deste ano. Isto poderá explicar a quebra nos ganhos do AdSense que muita gente tem tido.

O parâmetro “Cobertura” é a percentagem de anúncios que são exibidos (quando um anúncio não é exibido fica um espaço em branco no lugar dele). Portanto o ideal é que a Cobertura seja 100% ou perto disso. Mas não é isso que tem acontecido nos últimos meses.
Veja por exemplo a figura abaixo em que a Cobertura desceu de 99% para cerca de 90% no inicio do ano, e mais recentemente desceu ainda mais para cerca de 80%:

Gráfico que mostra quebra na Cobertura dos anúncios de AdSense

Para ver a Taxa de Cobertura dos seus anúncios, entre na sua conta do AdSense, clique em “Relatórios de desempenho” na barra lateral, selecione a aba “Personalizada” e a seguir clique em “Cobertura” (se nessa aba não aparecer o parâmetro “Cobertura” então clique no X da aba “Personalizada” para remover as configurações dela, depois clique novamente nessa aba e selecione “Cobertura” na lista de parâmetros que aparece dentro de uma janela).

Se só uma parte dos anúncios são exibidos não admira que os ganhos tenham descido bastante (tenho lido muita gente referir quebras nos ganhos de mais de metade). E o problema é que para além de estar a gerar menos ganhos com os anúncios, também o layout do site fica “desconfigurado” com os espaços brancos e isso prejudica a experiência de navegação que o visitante desse site vai ter. Não é nada agradável visitar um site assim com um layout “desarrumado”, nada convidativo para ler o conteúdo nem para que os visitantes voltem ao site no futuro.

Porque é que agora há anúncios em branco?

Bem, a resposta é simples. Porque o Google deixou de exibir anúncios em páginas que ainda não foram rastreadas pelo Bot do AdSense – mesmo que o site seja de confiança.

É por isso que por vezes abrimos uma página nova do nosso site e ela não tem anúncios, mas se a voltarmos a abrir passado 5 ou 10 minutos os anúncios já aparecem.

Mas porque é que o Bot do AdSense tem que rastrear a página primeiro, antes de exibir anúncios?
Ao que parece (alguns webmasters dizem ter recebido respostas do suporte do AdSense) isso acontece porque em 2017 alguns anunciantes não gostaram de ver os seus anúncios aparecerem em sites e vídeos com os quais eles não queriam ver as suas marcas associadas, tais como racismo, violência, abusos, etc.
Então o Google decidiu que antes de mostrar os anúncios numa página, o conteúdo dessa página é primeiro verificado automaticamente. Quando uma página é visitada pela primeira vez o o script do Adsense entra em ação mas em vez de mostrar anúncios vai mas é ativar o rastreamento do conteúdo da página pelo Bot do AdSense.

Pior ainda – a aprovação da página não é definitiva!

Os primeiros visitantes de uma página veem espaços brancos em vez de anúncios o que já é muito mau.
Mas as desvantagens desse pré-rastreamento não se ficam por aí. É que parece que a avaliação da página pelo Bot do AdSense é temporária. Ou seja, o Bot percorre o conteúdo de uma página do seu site, decide que é de confiança e passa a permitir que os anúncios apareçam, mas se passado um certo tempo essa página não tiver visitas, o processo volta à estaca zero e passam a aparecer novamente espaços em branco. Há quem diga que esse período de tempo é de alguns dias. Assim, essa página que já tinha sido verificada e “aprovada”, volta a precisar de ser verificada pelo Bot. E lá voltam a aparecer os espaços brancos indesejados novamente.

Isto significa que quem tem um site, ou blog, com muitas páginas, as páginas com menos visitas, mesmo não sendo novas, mesmo sendo rastreadas pelo AdSense de vez em quando, podem nunca chegar a ser rentabilizadas como deve ser. Uma boa parte do site pode continuar indefinidamente a mostrar espaços brancos sem gerar receitas.

Possíveis soluções

Que eu saiba, não existe nenhuma forma de forçar o Bot do Google AdSense a acelerar o processo de verificação de uma página nem conheço nenhuma maneira de evitar completamente os espaços em branco. Mas algumas práticas podem estar a agravar este problema dos anúncios em branco.

Use URLs únicos

Se o seu site tem situações em que um página pode ser vista tanto por seuite.com/pagina/147 como por seusite.com/pagina?id=147 , esses dois endereços são vistos pelo Bot do AdSense como 2 páginas diferentes. Se você arranjar maneira de tornar apenas um deles acessíveis (talvez através de um redirecionamento 301) então o Bot só vai ter que verificar um endereço em vez de dois.

Use URLs canónicos

Tal como no ponto anterior definir o link de URL canónico pode ajudar o Google a perceber que dois URLs diferentes na verdade têm o mesmo conteúdo.

Verifique o seu conteúdo

Se o seu site permite que os visitantes criem o seu próprio conteúdo, procure pelas páginas que têm uma cobertura demasiado baixa. Talvez algumas dessas páginas tenham conteúdo que não passa nos critérios de rastreamento do Bot.

Verifique acessos do Bot do AdSense e erros

Use o Google Webmaster Tools para verificar se o seu conteúdo está OK, verifique se a cobertura dos anuncios não está afinal a ser afetada por qualquer outro problema do seu site.

Melhor experiência do Anúncios

O Google também implementou novos requisitos para uma melhor experiência com os anúncios. Isto significa que os anunciantes passaram a ter que cumprir práticas mais rigorosas no que diz respeito aos anúncios que criam. Pode ser que em alguns casos não existam anúncios relevantes para o seu site, que cumpram aqueles requisitos.

E você? Também teve uma baixa nos rendimentos do AdSense desde o inicio do ano?
A Cobertura dos anúncios também baixou?
Conhece alguma outra forma de evitar os anúncios em branco?

Apareceram para si os anúncios desta página do Blog Como Fazer Um Site, ou apareceram espaços em branco em vez disso?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


1 Comentário »

  • Rogério disse:

    É verdade, no inicio deste ano o meu adsense deu muito menos. Passou a ser 30% daquilo que era antes. E ainda não recuperou.
    Espaços brancos no lugar dos anúncios tenho alguns. Chego a ter uma Cobertura de 65%. Não consegui perceber porquê.
    Já vamos a meio do ano e o adsense parece que cada vez dá menos. Será que algum dia vai recuperar?

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.