Home » Uncategorized

Acesso remoto com o Windows 7

18 dezembro 2012 4.337 Leitores 0 Comentários

Precisei de ajudar uma pessoa nas configurações de um programa. O problema é que essa pessoa estava a mais de 500km de distância o que inviabilizava qualquer deslocação da minha parte, ou da parte dela, para nos encontrarmos e assim resolvermos o problema.

Foi então que decidi usar o acesso remoto que o Windows 7 disponibiliza. O processo é muito fácil e seguro. É uma forma de termos acesso à distância a um computador.

Se estamos em casa podemos usar este processo para aceder ao computador do trabalho. Podemos também ajudar uma pessoa que precise que alguém mais experiente aceda ao seu computador, para instalar ou configurar alguma coisa, para resolver algum erro, etc.

Acesso remoto do Windows 7

Vou descrever aqui os passos que me permitiram aceder remotamente ao computador de outra pessoa. De forma resumida funcionou assim:

  • a outra pessoa enviou-me um ficheiro e um código.
  • com esse ficheiro e código o meu computador tentou estabelecer uma ligação com o computador dela, que ela teve que aceitar.
  • depois de ela aceitar eu passei a visualizar o ambiente de trabalho do computador dela e passei a comandar o rato como se estivesse lá.

Mas vamos então aos passos. Os passos de 1 a 6 devem ser realizados no computador de quem precisa de ajuda:

  1. Ir ao “Painel de Controlo / Sistema e Segurança / Sistema” e na janela que se abre, na barra lateral do lado esquerdo, deve clicar em “Definições remotas” e activar a opção “Permitir convites de Assistência Remota para este computador”.
  2. de seguida ir ao botão INICIAR, e escrever “assist”. Aparece na parte superior “Assistência Remota do Windows”:
  3. abrir a “Assistência Remota do Windows”.
  4. clicar em “Convidar alguém em quem confie para o ajudar”:
  5. clicar em “Guardar este convite como um ficheiro” e salvar o ficheiro no computador (exemplo do ficheiro: Convite.msrcInciden). Ao fazer isto abre-se uma nova janela que tem um código (exemplo: MVNJCVQQMP8Y) que deve ser copiado.
  6. a pessoa deverá então enviar o ficheiro e o código por email ao ajudante

Os seguintes passos de 1 a 6 devem ser realizados no computador do ajudante:

  1. descarregar para o computador o ficheiro de convite que lhe foi enviado por email
  2. ir ao botão INICIAR, e escrever “assist”. Aparece na parte superior “Assistência Remota do Windows”.
  3. abrir “Assistência Remota do Windows”
  4. seleccionar a opção “Ajudar alguém que o tenha convidado”:
  5. escolher a opção “Utilizar um ficheiro de convite” e seleccionar o ficheiro de convite na localização em que o guardou no computador:
  6. Abre-se uma janela onde é necessário introduzir o código que lhe foi enviado por email. Depois disso essa janela tenta ter acesso ao computador remoto:

Por fim, o seguinte passo tem que ser feito no computador de quem precisa de ajuda:

  1. Antes que o ajudante tenha acesso remoto, a pessoa que precisa de ajuda precisa ainda de confirmar que quer dar acesso remoto ao ajudante clicando num botão de confirmação.

Se tudo tiver corrido bem o ajudante passa assim a visualizar, dentro da última janela que se abriu no seu computador, o ambiente de trabalho do computador da outra pessoa e passa a comandar o rato podendo levar a cabo qualquer tarefa no computador remoto, abrir programas, fechar, fazer instalações, configurações, etc. Deve-se salientar que o processo é absolutamente seguro. A pessoa que autorizou o acesso remoto continua a ver o que o ajudante está a realizar no seu computador podendo cancelar a autorização a qualquer momento.

E você? Já conhecia o acesso remoto do Windows 7?
Já tinha usado este recurso para ajudar um amigo ou familiar?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...


Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.