Home » Widgets

Use latitude e longitude no Google Maps

7 agosto 2012 26.397 Leitores 5 Comentários

Já alguma vez procurou por um local no Google Maps a partir das coordenadas de latitude e longitude?
Sim, isso é no fundo o que fazem os dispositivos de GPS, introduzem-se as coordenadas no aparelho, e é suposto que ele nos leve até ao local desejado. Muita gente já usa o GPS para navegação na estrada, mas existem também dispositivos de GPS para percursos pedestres que são também cada vez mais usados, por exemplo em actividades de lazer, como o geocaching.

Mas qual o interesse da latitude e longitude para quem quer saber como criar um site ou blog?

Pode ser interessante para alguns tipos de sites mostrar ao visitante qual é a localização do visitante. O browser faz a geolocalização do utilizador do site, mostrando qual é a posição dele num mapa e informa quais são as coordenadas de latitude e longitude do local onde ele está a aceder à internet.

Mas você, como dono do site, pode também ter interesse em publicar no seu site quais as suas coordenadas. Isso pode ser importante quando se trata de um site de um negócio ou de uma associação com sede física. Mas pode haver muitas outras razões para divulgar no seu site as coordenadas de um local. Cada vez vemos mais na internet sites informando uma morada ou local, indicando as respectivas coordenadas de latitude e longitude.

Como saber quais são as coordenadas do local que pretende divulgar no seu site ou blog?

Pode fazer isso de várias maneiras. Pode visitar o exemplo que eu fiz para explicar como fazer geolocalização e registar as coordenadas que lhe são indicadas. O problema é que em alguns casos as coordenadas obtidas por este processo podem não ser muito exactas, podem indicar um quarteirão afastado do local onde você está (o erro pode ser muito maior se está a aceder à internet através de uma rede de telemóvel).

Pode também usar o seu aparelho de GPS, caso tenha, e fazer a leitura das coordenadas do local que você deseja directamente no seu dispositivo de navegação. Se você não está fisicamente no local certo pode ser mais confortável usar a internet para achar as coordenadas do local que lhe interessa.

Usar o Google Maps e outros sites de mapas para ver coordenadas de locais

Os sites de mapas podem fazer com que seja muito fácil achar as coordenadas de um local. O Google Maps é talvez o programa mais usado para explorar locais na internet, mas infelizmente não é o melhor a informar coordenadas. É possível achar as coordenadas de um local no Google Maps, mas é necessário clicar em vários menus o que não é muito prático. No Google Earth podemos ver a latitude e a longitude no rodapé, mas apenas um formato é apresentado, e tem a desvantagem do programa ter que estar instalado no computador que você usar.

Depois há uma série de sites de mapas na internet onde você já pode ver facilmente as coordenadas online usando qualquer computador (não precisa de ter programas instalados), como por exemplo o Google Earth Online que mostra as coordenadas à medida que se mexe o rato/mouse, mas que também tem o problema de só apresentar as coordenadas num único formato. Resumindo, pode não ser muito fácil encontrar um site de mapas em que você encontre as coordenadas do local que você quer no formato que você precisa.

Criei um mapa vocacionado para coordenadas

Porque achei que pode ser útil para muita gente, tanto na criação de sites como na vida diária, criei uma pequena ferramenta vocacionada para trabalhar com coordenadas no mapa do Google Maps. Eu próprio de vez em quando preciso no meu dia a dia de saber as coordenadas de um determinado local ou então de saber onde ficam as instalações de alguma empresa a partir das coordenadas que li na internet. A ferramenta que criei permite fazer as duas coisas: clicar num local no mapa e ler as respectivas coordenadas, e permite também introduzir coordenadas e ver o respectivo local a ser apontado no mapa.

As coordenadas são mostradas, e podem ser editadas, em 3 formatos diferentes:

  • em “graus decimais”
  • em “graus e minutos decimais”
  • em “graus, minutos e segundos”

É uma ferramenta que pode ser inserida em qualquer página como se fosse um widget. VEJA o exemplo:

O mapa pode ser visualizado no modo de vista Satélite ou pode ser usado no modo de Mapa. Em ambos os modos são indicados os nomes dos locais e as ruas.

Espero que possa ser tão útil para você como já está a ser para mim, por isso resolvi partilhar! ;)
Experimente e deixe o seu comentário!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Classifique este post)
Loading ... Loading ...


5 Comentários »

  • JORGE disse:

    boa tarde se editar as cordenada lat. e long. ela nao esta funcionando…….

  • avelino (author) disse:

    Olá Jorge

    Aqui está tudo funcionando…
    Tens o javascript habilitado no teu navegador da internet?
    Atenção que depois de clicares no botão “Ir” o apontador no mapa fica bloqueado, com as respectivas coordenadas bloqueadas, para que possas fazer zoom e usar o rato sem perderes a posição que introduziste nas caixas de edição. Tens que desbloquear aonde diz “Bloqueio de coordenadas”. Será que era esse o problema?

  • Charles Nunes da Silva disse:

    Bom dia Avelino! Achei o que eu estava procurando,mas as dúvidas ainda persistem, se puder me orientar ficarei muito grato…

    - No mapa tem várias formas de anotar as coordenadas… você sabe como transformar de uma forma pra outra (porque embora localizem um mesmo ponto…elas aparecem com valores diferentes).

    - Tem como traçar uma linha reta no mapa de um ponto a outro?
    Ex. Estou em uma fazenda e quero saber a posição de uma torre de celular para direcionar uma antena externa.

    Agradeço desde já.

    Abraço.
    Charles

  • avelino (author) disse:

    Olá Charles

    Ainda bem que encontraste o que procuravas… Não sei se percebi bem a tua questão, mas vou tentar responder…
    O mapa mostra as coordenadas em três formatos:
    1. em “graus decimais” ( qualquer coisa como 0.000000 , 0.000000 )
    2. em “graus e minutos decimais” ( qualquer coisa como N 00º 00.00000′ , W 00º 00.00000′ )
    3. em “graus, minutos e segundos” ( qualquer coisa como N 00º 00′ 00.0000” , W 00º 00′ 00.0000” )

    Embora tenham valores diferentes todas elas localizam o mesmo ponto. Só tens que decidir qual é o formato que te interessa. Portanto, se clicares num ponto do mapa ficas logo com as coordenadas (latitude e longitude) nos 3 formatos.

    Agora imagina que alguém te dava as coordenadas de um local por exemplo no formato 1, mas tu precisavas das coordenadas no formato 3 (por exemplo para inserir num equipamento de GPS), podias transformar essas coordenadas indo a “Editar coordenadas”, introduzias as coordenadas que te deram nos campos do formato 1 (na primeira linha de coordenadas), clicavas no botão “Ir” e automaticamente a terceira linha passava a mostrar essas mesmas coordenadas no formato 3.

    PS: O mapa foi feito para que sempre que se clique num ponto sejam exibidas as coordenadas desse ponto. O objectivo é que o usuário saiba que as coordenadas indicadas abaixo correspondem sempre ao local indicado no mapa pelo marcador. Qualquer função de desenho iria complicar esta ferramenta que se pretende que seja simples e directa.

  • Mario Antonio Michelletti disse:

    Avelino,

    Sensacional. Era exatamente o eu precisava. Muito Obrigado.

    Serviu como uma luva para meus objetivos.

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.