Home » SEO

Links dofollow nos comentários do blog?

6 fevereiro 2011 6.113 Leitores 21 Comentários

Os links dofollow nos comentários ajudam ou prejudicam o seu blog?

Penso que muita gente opta por manter os links nos comentários como “dofollow” porque isso incentiva os leitores a comentarem os posts. Essa é uma estratégia que pode interessar principalmente para blogs novos que precisam tanto de gerar discussão.

Mas quando se começa a ter muitos comentários com links dofollow cujo único objectivo dos comentadores é fazer spam, e que portanto apontam para blogs de qualidade duvidosa, a reputação do seu blog pode ficar em cheque.

Deixo aqui um vídeo de Matt Cutts que é bem esclarecedor e que avisa para isso mesmo:

Para quem não sabe inglês vou tentar resumir o que ele diz.
Ele responde às seguintes questões que lhe foram colocadas:

1- Há implicações negativas de se manter os comentários dofollow?
Em relação à primeira questão Matt Cutts responde que pode haver implicações negativas de se manter os comentários dofollow. Ele diz precisamente que se um site tem toneladas de comentários “spam” isso pode afectar a reputação desse site. Quando se tem comentários dofollow esses comentários passam Page Rank. Portanto se parte do tráfego do seu blog é de baixa qualidade em que um conjunto de pessoas tem apenas intenções de fazer spam então os sites para os quais você linka vão ser também de baixa qualidade, vão ser ser de spam. E isso pode afectar a reputação do seu blog. É muito importante ter noção disso.

2- E em relação a comentar em blogs dofollow?
Normalmente comentar em blogs com comentários dofollow não tem implicações negativas para o seu blog. Porque não é possível controlar quem linka para o seu blog. Poderia até dar-se o caso de pessoas mal intencionadas andarem a comentar em outros blogs e a tentarem enviar texto-âncora de spam para o seu blog. Portanto como não é possível controlar quem linka para o seu blog e o modo como o faz, o google é muito cuidadoso em se assegurar que isso não irá afectar a reputação ou de alguma forma prejudicar o seu blog. Ele lembra que se se pretende comentar em blogs dofollow deve-se ter em conta que não existem muitos blogs assim por aí, e que portanto os que existem normalmente recebem imensos comentários, pelo que o Page Rank que vai ser passado para o seu blog vai ser dividido por todos esses comentários. Assim comentar nesses blogs tão concorridos pode não valer assim tanto a pena.

Estas são as observações de Matt Cutts sobre o assunto, que espero que possam ser úteis para a estratégia de promoção do seu site.

Eu tenho usado nos meus blogs o plugin CommentLuv que permite que o comentador insira automaticamente no comentário um link para o último post do seu próprio blog, que tem funcionado bastante bem. Para o comentador o CommentLuv pode também produzir efeitos positivos interessantes principalmente para quem optimiza os títulos dos posts no sentido de captar a atenção do leitor e levá-lo a clicar nesse título.

E você? Os comentários do seu blog são dofollow? Também usa o plugin CommentLuv?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...


21 Comentários »

  • Joao Bernardo disse:

    O grande problema dos comentarios dofollow sao os spammers que se aproveitam disso e comentam coisas que por vezes nao tem nada a ver com o assunto publicado. De qualquer das formas, tal como foi dito, é uma excelente forma de potenciar um blog em inicio.
    .-= Último post de Joao Bernardo..Re: Fundo Investimento Apostas Betfair =-.

  • Raimundo Nonato da Silva disse:

    tenho vontade de criar um site mas não sei

  • avelino (author) disse:

    @Raimundo

    É normal, mas ter vontade é o mais importante. Estamos todos cá para aprender também. Sê bem vindo.

  • Alexandre disse:

    Achei interessante o CommentLuv, depois vou testá-lo.
    Agore deixo uma pergunta, como saber se os comentários no meu site são nofollow ou não?
    .-= Último post de Alexandre..Preenchimento Facial e Bioplastia =-.

  • avelino (author) disse:

    @Alexandre

    Se queres uma forma fácil lê o post “Como ver se os links são nofollow“.

    Mas podes sempre editar o código fonte da página e ver se na tag de link está definido o atributo rel=”nofollow”.

  • Almeida disse:

    Concordo com o Joao Bernardo quando afirma que a maior preocupação é devido aos comentários de spammers. É muito provável que se tal problema não existisse muitos blogs deixariam os links dofolow.
    Muito bom o artigo!

  • J. Guimarães disse:

    Sabendo disso agora, né? Terei de mudar a opção.

    Pois instalei o commentLuv ontem e habilitei essa função.

    Vou observar o que acontece pra depois desabilitá-la.

    Mas foi bom ter lido sua matéria porque muitos blogueiros acham que dessa forma se ganha backlinks.
    .-= Último post de J. Guimarães..Morto, Matado ou Morrido =-.

  • Claudio disse:

    Bom dia.

    Uma dica blogs com commentluv para você fazer comentários http://www.osabetudo.com/blogs-com-commentluv-para-voce-fazer-comentarios/

  • Bboy disse:

    Queria saber se é verdade que quanto mais links dofollow meu site receber mais rápido ele aumentar o Pagerank

  • Luciano Cokado disse:

    Olá Avelino,

    Um grande ponto que você levantou aqui e quero te agradecer pela tradução que você disponibilizou aqui, realmente foi de grande ajuda.
    Meu site não tem muito tempo de vida, apenas um ano e meio, mas minha intenção sempre foi passar algo de útil para meus leitores e essa é a lógica com a qual a maioria dos blogueiros trabalham. Saber realmente se foi útil ou não, com certeza podemos nos basear pelos comentários, independente de quem seja, se o comentário agregou valor ou foi uma crítica construtiva, essa pessoa me ajudou de alguma forma, portanto pelo meu pensar sempre vou deixar todos os links dofollow.

    É uma troca e nada mais justo que seja dessa forma, claro que temos que tomar algumas providências como verificar o link postado e outras coisas mais, mas essa é minha premissa desde o início e assim venho crescendo.

    Utilizo o CommenteLuv para dar mais opções para quem comenta e assim poder ajudar mais. Sei que o Google tem seu algorítimo ultra-mega desenvolvido mas que em certos pontos ainda acaba mais prejudicando que ajudando.

    Um grande abraço.

  • Guilherme disse:

    O fato de eu comentar em um site com o indioma em ingles, e eu comentar em portugues e colocar o link de meu site, adianta algo?

  • Caio disse:

    Avelino,
    Os links dofollow podem até funcionar,mas se o blogueiro não tiver conteúdo de qualidade pouco vai adiantar.
    Já que o leitor não vai querer ler e o bot não vai dar relevancia.
    Abraços…

  • Divulguemeusite disse:

    Quando realmente um blog é dofollow claro que outros blogueiros querem fazer comentários num blog que tenha esta identidade e mostre para aos mecanismos de buscas para seguir este link, pode trazer spammers sim, mas vamos ser sincero com o Panda do Google aonde grande dos maioria dos blogs foram arrasados e muitos estão as moscas.
    Com as redes sociais mandando está ficando difícil para uma matéria ser comentada, os blog que tem o commentLuv é um sopra de vida para eles.

  • Joao disse:

    Qual será a relevância para Google um link do comentário?

  • Aulas de inglês disse:

    Achei mt bom o Plugin, questão de atitude querer dar um link. Hoje em dia ficou dificil receber comentários relevantes mesmo, por isso acho bom estimular. Eis a philosofia dos Blogueiros ou pelo menos já foi um dia…

  • Carlos Tenório disse:

    A maioria dos sites dofollow que se tem conhecimento são todos em inglês. Os comentários têm que ser necessariamente em inglês? Existem sites dofollow em Português?

  • JediMasterHouse disse:

    Eu acho válido deixar dofollow nos cometários, basta moderar e excluir os spammers. Mas claro se possível utilizar comment Luv ou outros plugins que facilitem. Quem usar WordPress fica até mais fácil de excluir os spam com alguns plugins inteligentes.

  • Eduardo targa disse:

    Te dou os parabéns pela sua iniciativa, os links dofollow são de grande ajuda para blogueiros que estão começando e desta forma poderão ajudar muita gente a se desenvolver na blogosfera.

  • John Fernand disse:

    Obrigado pela ajuda amigo! Agora estou bombando o meu site.. http://noticiasimperdiveis.blogspot.com.br/ abraço

  • Informática SãoJosé disse:

    Comment luver com certeza é um plugin que vale ter no wordpress, vou utilizar, achei muito legal ficar o ultimo post nos comments.
    Valeu a dica cara!

  • jardes farias disse:

    hoje em dia a maiorias dos site possui nos comentários o atributo nofollow para evitar que seu blog perca a qualidade diante dos buscadores

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.