Home » Widgets

Criar vídeo animado a partir de texto

13 fevereiro 2012 7.580 Leitores 8 Comentários

O XtraNormal é uma ferramenta online que permite transformar texto em filme.

No post anterior vimos uma forma de criar vídeos com fotos. Mas será mesmo possível criar um vídeo grátis em que personagens falam aquilo que definimos em texto?

Sim,é possível criar gratuitamente vídeos profissionais com cenários e atores escolhidos por nós e em que apenas temos que fornecer os textos daquilo que queremos que esses atores digam.

Como funciona

Depois de ser criada uma conta gratuita (é necessário fornecer um nome de utilizador, um email, que é necessário depois para ativar a conta, e uma senha) começamos por seleccionar uma das coleções de personagens/cenários:


Pode-se optar por apenas 1 ator que pode servir por exemplo para fazer um vídeo para apresentar um produto. E pode-se também escolher 2 atores e criar um vídeo de diálogo entre os dois atores escolhidos.

Seleccionada a opção pretendida temos então acesso à ferramenta que nos permite criar um vídeo a partir de texto:

  1. No separador “Sets” escolhemos um cenário para o nosso vídeo.
  2. No separador “Actors” selecionamos o ator (ou atores) que queremos. Existem muitas opções, homens, mulheres, com vários tipos de roupa, clássico, desportivo, calção de banho, biquini, etc. Neste separador é que escolhemos a voz que o ator vai ter. Existe uma voz para o português do Brasil e uma voz para o português de Portugal.
  3. Em “Sounds” podemos escolher um ruido de ambiente e uma música de fundo.
  4. No separador “Story” é que produzimos o nosso filme. É nesta fase que mais nos sentimos um “verdadeiro realizador”. O texto que queremos que o ator diga é colocado em caixas de diálogo. Ao longo desse texto podemos introduzir pausas, gestos, mudar o ângulo de filmagem, etc.

Antes de produzir o vídeo devemos clicar no botão “Preview” que permite visualizar como irá ficar o vídeo (nesta fase o vídeo terá qualidade inferior pois o objectivo é apenas a pré-visualização do mesmo). Se tudo estiver ok, então clicamos no botão “Publish” e os nossos textos são convertidos para voz/diálogos. É produzido um vídeo no formato .mp4, que pode ser visualizado a partir da plataforma do XtraNormal, que pode ser inserido em sites e blogs, ou pode-se fazer download para depois colocar o vídeo no Youtube.

Abri uma conta gratuita no XtraNormal e criei um pequeno filme de promoção ao site como fazer um site e inseri-o neste post como exemplo. Clique no “play”:


Ver no YouTube

Siga-nos: Twitter | Facebook

Esta é apenas uma possibilidade de entre muitas dezenas de atores e cenários disponíveis no XtraNormal. Quando criei a conta foi-me atribuido 300 pontos, com a produção deste vídeo gastei 287 pontos. Como o processo de registro é gratuito sempre é possivel abrir nova conta para usufruir de mais pontos e assim fazer mais vídeos. Com aqueles 287 pontos eu podia ter feito um vídeo muito mais comprido pois o limite é de 10 000 letras mas eu acabei por usar apenas 481 letras de texto.

Para experimentar e fazer o seu próprio filme grátis CLIQUE AQUI.
E depois não se esqueça de partilhar o seu vídeo nos comentários deste post!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Classifique este post)
Loading ... Loading ...


8 Comentários »

  • Taiard disse:

    Parabens pelo trabalho,simplesmente salvou meu dia!
    Ha tempos procurava um serviço com essa qualidade como xtranormal ,que contem desenhos em 3D de primeira qualidade.
    Vou inserir um link do seu blog nos meus blogs!
    Beijaooo

  • elizete souza disse:

    como assim , criara uma conta ? ñ entendi.
    dá pra fazer sobre conteúdos de história?

  • samara disse:

    Não tem opção português Brasil não, só de Portugal. O áudio não fica muito bacana por isso. :S

    Tirando isso, é um ótimo programa;

  • avelino (author) disse:

    Sim Samara, tem a opção de português do Brasil sim.

    Na lista do “choose a voice” podes seleccionar a voz “Brazillian Male” e fazer um vídeo com o sotaque brasileiro ;) .

  • samara disse:

    Olá,
    foi mal ai, depois que eu comentei que eu encontrei a opção, imaginei que tivesse escrito portugues (Brasil), que é o convencional. rs’

    Te perguntar, é possível colocar os personagens andando pelo cenário?
    Ao invés de usar a fala por texto, tem como gravar minha própria voz? (a da personagem é estranha, parece a mesma voz do google translate pt)

    att,

  • avelino (author) disse:

    As personagens andando pelo cenário penso que não dá não…

    Mas podes usar a tua própria voz sim :) . No separador “Story” clicas no botão “+” e escolhes “Voice recording”. Dessa forma vais criar uma nova caixa onde podes gravar a tua voz clicando para isso no botão “Record”.

    A vantagem do texto escrito é que talvez seja mais fácil inserir os gestos nos locais certos.

    Mas podes criar uma caixa para gravação de voz, a seguir criar uma caixa de “Text-to-Speech” para lá colocares um gesto, e criares a seguir outra caixa de gravação de voz, e repetir isso quantas vezes quiseres alternando frases com a tua voz e gestos da personagem. Penso que também podes colocar gestos dentro da caixa de gravação de voz o que pode ser mais adequado para determinados gestos e dependendo do que diz a tua voz.

    Depois não te esqueças de nos mostrar o teu vídeo para vermos os teus dotes de realizadora, e já agora para conhecermos a tua voz também ;) .

  • samara disse:

    rsrsrr

    Tudo bem! :)
    Muito Obrigada =D
    kisses :*

  • lucas disse:

    ESTOU CRIANDO O MEU AGORA MESMO.

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.