Home » Blogger, SEO

Como mudar de blogspot para .com

7 fevereiro 2013 8.319 Leitores 5 Comentários

O Blogger oferece-lhe um subdomínio gratuito, mas o endereço do seu blog fica demasiado longo. Em vez de “.com” o seu blog fica com uma extensão “blogspot.com”. Você pode mudar isso facilmente. Você pode associar um domínio próprio ao seu blog sem ser preciso conhecimentos técnicos avançados de como criar um site. O seu blog só sai a ganhar com um endereço do tipo www.seudominio.com pois é muito mais fácil para os seus visitantes o memorizarem e o seu blog passa a transmitir uma imagem mais profissional.

Os passos descritos abaixo foram os passos que eu próprio implementei num blog do Blogger. O domínio que eu usei comprei-o no Namecheap como costumo fazer.

  1. Se ainda não tem um domínio .com a primeira coisa a fazer é comprar um. Se não sabe como fazer leia Como registrar um domímio.
  2. Entre na sua conta do Blogger.
    • vá às “Configurações” do seu blog.
    • em “Endereço de blog” clique em “Adicionar um domínio personalizado“.
    • depois clique em “Alternar para configurações avançadas”.
    • introduza o nome do seu domínio (algo do tipo www.seudomínio.com) e clique em “Salvar”.
    • Aparecem uns códigos (veja imagem abaixo). Os códigos que aparecem vão ter que ser introduzidos na conta onde você comprou o seu domínio. A primeira linha de código é para que o seu domínio fique associado ao servidor do Blogger. A segunda linha é para que o Blogger confirme que você é o dono daquele domínio.
    • não feche esta página do Blogger. Use outro separador no seu browser para o ponto seguinte.
  3. Agora vá ao site da empresa onde comprou o seu domínio. O processo pode variar um pouco de empresa para empresa. No caso da Namecheap é preciso fazer o seguinte:
    • inicie sessão na sua conta e depois clique no seu domínio.
    • clique em “All Host Records” na barra lateral. Aparece o seguinte quadro, onde deve introduzir os dados que o Blogger lhe tinha dado. Veja o exemplo:dominio-personalizado-3
  4. Regresse a página do Blogger que tinha deixado aberta e clique no botão “Salvar”.

Agora é uma questão de esperar um prazo que pode ir de algumas horas a alguns dias, para que o seu domínio .com passe a apontar para o seu blog.

Usando este procedimento o tráfego do seu endereço antigo passa a ser redireccionado para o novo endereço .com. Para além disso o ranking que o endereço antigo tinha nos motores de busca também é encaminhado para o novo endereço.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...


5 Comentários »

  • José Roberto disse:

    Ótimo este site, já procedi aos trâmites para mudança de blog para site, só aguardando resposta. Obrigado pela sugestão.

  • Líbia disse:

    Óii, queria saber qual dominio na versão paga é o melhor, o wordpress ou o blogger?
    agradeço desde já :D

  • blackstarsztsubaki disse:

    Muito bom e bem explicado.

  • Luiz Rocha disse:

    Me da uma ajuda.
    Se eu simplesmente registrar o dominio esta ok? no registro.br?
    Ou preciso de uma terceira empresa por tras?
    Obrigado.

  • anthoni disse:

    Tenho uma dúvida, se eu comprar um domínio e configurar com o blogger, vou continuar postando normalmente com se estivesse no blogspot normal, ou seja só vai alterar o final do meu site?
    Muito bom o post!

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.