Home » Redes Sociais, SEO, Tráfego

Como fazer Link Building no Tumblr

1 janeiro 2012 7.670 Leitores 2 Comentários

No post Tendência das redes sociais em 2011 vimos como o Tumblr teve um crescimento enorme neste ano que terminou. Pois está na hora de aproveitar o crescimento do Tumblr para fazer crescer o nosso site/blog. Pois é, não é só criar um site, é necessário que ele cresça, e para isso precisamos de links dofollow a apontar para o nosso site. Os links publicados no Tumblr são dofollow o que faz com que o possamos usar para Link Building.

O que é o Tumblr?

O Tumblr é uma plataforma de micro-blogging onde podemos criar um blog gratuito para publicar textos, vídeos, imagens, etc. O Tumblr tem um PageRank de 8 e para além disso os links criados nos textos são dofollow. Depois de termos um blog no Tumblr podemos seguir (follow) outros blogs e assim passar a visualizar os posts desses blogs no nosso painel (dashboard). Também podemos fazer “like” e “reblog” (um pouco como o RT do Twitter) noutros blogs que sejam do nosso interesse. Estas são algumas características que irão ser úteis na técnica que vamos usar para Link Building.

Técnica de Link Building usando o Tumblr

A técnica está esquematizada na figura que se segue:

Parece um pouco complicado mas na verdade é muito simples. O objectivo é conseguirmos links dofollow a apontarem para o nosso site/blog (seta vermelha). Os links podem ser criados diretamente no blog do Tumblr em mensagens novas criadas por nós, ou podemos publicar os posts do nosso blog no blog do Tumblr de forma automatizada através do Feedburner e do tumblrssapp.com (setas azuis) – todos os links internos do nosso blog passam assim a apontar para o nosso site/blog a partir do exterior passando a funcionar como links externos (seta vermelha). Um aspecto importante desta técnica é fazermos com que o nosso blog do Tumblr ganhe alguma autoridade, isso é conseguido visitando blogs do tumblr com elevado pagerank e clicando no “like” ou no “reblog”, isso vai fazer com que apareça um link nesses blogs que vão apontar para o nosso blog do Tumblr (setas verdes).

Passo a passo:

1 – Registre-se no Tumblr

  • Aceda a http://tumblr.com
  • Para fazer o registro introduza um email, uma password, e na “URL” introduza as palavras que pretende para o seu blog do Tumblr (eu escolhi “criar-site” e o meu blog ficou http://criar-site.tumblr.com).

2 – Configure o seu novo blog

  • Por defeito o titulo do seu blog é “Untitled”. Deve alterar este título também com palavras relevantes (podem ser as mesmas que escolheu no ponto anterior ou podem ser outras diferentes). Isto é feito clicando em “Untitled”, depois no botão “Customize appearance”, e depois inserindo o título desejado em “Title”.

3 – Associar o seu feed ao Tumblr

Esta opção só tem interesse para quem tem um blog pois é necessário fornecer o respectivo feed. Quem tem um site em vez de um blog provavelmente não terá nenhum feed para fornecer pelo que deverá ignorar este passo e ir para o passo 4.

  • Com sua sessão ativa no site tumblr.com aceda ao site http://tumblrssapp.com. Clique no botão “Login”. Vai aparecer a seguinte mensagem:
  • Autorize a ligação ao tumblr clicando em “Allow”.
  • Clique no bottão “Get Started”
  • Forneça um email.
  • No primeiro campo indique o endereço do seu feed (O endereço que forneci do meu feed foi http://feeds.feedburner.com/comofazerumsite) – veja a imagem acima.
    Seleccione o seu título, que deve aparecer no segundo campo.
    O terceiro campo deve permanecer como “Texto”
    Clique no botão “Submit”

Os conteúdos do seu blog passarão agora a aparecer automaticamente no blog do Tumblr.

4 – Divulgação do seu blog do Tumblr

É neste passo que iremos aumentar a autoridade do blog que acabamos de criar no Tumblr.

  • Procure posts de outros blogs do Tumblr que tenham pagerank de 4 ou 5. Isso pode ser feito fazendo uma pesquisa no google com os termos site:tumblr.com “liked this. Uma forma de ver o pagerank dos sites no google é usando um plugin no Firefox. Pode usar por exemplo o SEOquake. Se ainda não o tem instale-o, leva apenas alguns segundos.
  • Quando encontrar um post por exemplo com um pagerank de 4, de preferência dentro do mesmo tema do seu novo blog, faça “like” clicando no pequeno icon em forma de coração, ou então clique em “Reblog”. Ao fazer isto um link dofollow vai aparecer nesse post apontando para o seu blog:

Veja neste exemplo, o nosso link aparece abaixo do post:

Mas lembre-se que para além de favoritar os posts de outros blogs do Tumblr são importantes os links que você criar nos posts do seu próprio blog do Tumblr que apontem para o seu site/blog. Esta é a grande vantagem, os links que aparecerem no seu blog do Tumblr funcionarão como links externos dofollow, com palavras chave controladas por si, que apontarão para o seu site/blog a partir de uma plataforma de blogs com PageRank 8.

Nesta altura temos então um sistema de Link Building a funcionar como o que foi apresentado no inicio deste post.

O meu Tumblr chama-se Criar Site e fica em http://criar-site.tumblr.com, veja a imagem:

E você, já criou o seu blog no Tumblr? Já conhecia a técnica de fazer Link Building no Tumblr? Usa outra técnica de Link Building que queira partilhar? Participe com o seu comentário.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Classifique este post)
Loading ... Loading ...


2 Comentários »

  • Paulo disse:

    Muito bacana o post, estamos iniciando algumas técnicas de SEO, e essa com certeza será bastante utilizada por nós!
    Obrigado!

  • Dia dos Namorados 2012 disse:

    Infelizmente, o serviço tumblrssapp.com não existe mais.

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.