Home » Design

30 dicas para melhorar seu site

17 dezembro 2011 4.760 Leitores 5 Comentários



Esta é uma lista de 30 dicas simples para melhorar o seu site, para o tornar mais funcional, para aumentar a sua navegabilidade. Foram retiradas da minha própria experiência e daquilo que fui lendo ao longo do tempo, a partir de várias fontes. Algumas são bem evidentes mas por vezes esquecemo-nos de as por em prática.

1 – Menos é mais
Procure simplificar ao máximo o seu site. Evite o excesso de movimento nas suas páginas, não abuse de imagens animadas. Páginas muito rebuscadas e complicadas só vão desviar o foco daquilo que interessa, deixando os visitantes desnorteados, muitas vezes acabando por abandonar o site por não terem encontrado facilmente aquilo que gostariam.

2 – Informações a dois cliques
Planeje o seu site de maneira que qualquer informação fique a dois, ou no máximo a três, cliques da Homepage. Lembre-se que o importante é facilitar o mais possível o acesso do visitante às informações contidas no seu site.

3 – Cuidado com as animações flash
Um site com animações em flash pode até causar um impacto positivo se essas animações forem bem feitas e devidamente integradas no layout, mas lembre-se que as animações podem fazer com que as páginas levem demasiado tempo a carregar, o que não será bem visto pelo Google. Para além disso o Google, e outros motores de busca, também não percebem facilmente qual o conteúdo apresentado através de flash o que não ajuda a que essas páginas sejam rankeadas nas melhores posições. Use as animações flash com moderação, e ofereça sempre ao internauta a possibilidade de pular uma animação de abertura.

4 – Sobreposição de cores semelhantes
Tenha cuidado ao escolher cores semelhantes. Lembre-se que o brilho e contraste variam de monitor para monitor, o que significa que você pode achar que duas cores parecidas se distinguem perfeitamente, mas muitos outros internautas podem ter outra percepção diferente da sua. Tal pode acontecer por exemplo quando usa um logótipo com vermelhos sobre um fundo laranja.

5 – Logótipo do lado esquerdo
A melhor posição para o logótipo do seu site é do lado esquerdo. Essa posição facilita a visualização do logo e garante uma adequada identificação do site.

6 – Contactos sempre bem visíveis
Uma das maiores utilidades de se ter um site é precisamente poder ser contactado pelo internauta, principalmente se se tratar de uma empresa. Mas mesmo que o site não seja de uma empresa, em que não existe uma necessidade de contacto comercial, lembre-se que o contacto é fundamental até para a manutenção do site. Um visitante pode aperceber-se de um problema com o seu site e avisá-lo disso mesmo. Não hesite, certifique-se que oferece acesso fácil ao email da empresa, telefone e endereço, a quem visita o seu site. Não é uma empresa? Então pelo menos garanta a possibilidade de ser contactado através de um formulário numa página do seu site concebida para esse efeito. Lembre-se que disponibilizar formas de contacto ajuda a credibilizar o seu site.

7 – Resumo do conteúdo do site
Quando um site tem muito conteúdo, é boa ideia apresentar na Homepage pequenos resumos dos assuntos tratados nas diferentes secções do site, com um link para cada uma dessas secções. É isso que fazem os grandes portais da internet: para cada secção um link seguido de um pequeno texto explicativo.

8 – Mapa do site
Incluir na Homepage um link para um mapa do site (ou Sitemap) é sempre uma boa ideia, principalmente se o conteúdo do seu site atingiu uma grande dimensão com várias secções diferentes. Esse link levará o visitante a uma página onde é apresentada a estrutura do seu site, de uma forma simples e direta. É um pequeno guia das secções do seu site e das suas ramificações.

9 – Menus
Outra forma de facilitar a vida a quem visita o seu site é deixar sempre visível os links para as diferentes páginas ou secções. Esses links podem ser apresentados sob a forma de botões numa barra de menus horizontal ou na barra lateral, mas deverão manter-se na mesma posição em todas as páginas do seu site para não confundir o internauta. Procure resumir cada secção do seu site numa palavra, ou duas no máximo. Dessa forma os menus tornam-se numa excelente ferramenta para os internautas encontrarem aquilo que procuram com facilidade.

10 – Link para a Homepage
Também deve estar sempre à vista um link ou botão para a página inicial do site. Este pode ou não ser incluído nos menus do ponto anterior, mas é boa ideia que esteja sempre à mão.

11 – Link para a Homepage no logótipo
Tornou-se quase automático para quem usa a internet clicar no logótipo para ir para a página inicial de um site. Não se esqueça então de fazer com que a imagem do logótipo do seu site funcione também como um link para a Homepage, é simples e vai tornar a navegação mais prática.

12 – Itens desnecessários
Pergunte-se se os itens que são apresentados no seu site são mesmo necessários. Por exemplo botões para tornar um site a Página Inicial no browser do visitante ou para adicionar o site aos Favoritos do visitante, será que são mesmo necessários? Não será preferível abdicar desses itens e assim simplificar o site, ou então aproveitar o espaço que eles ocupam para conteúdo relevante?

13 – Data no cabeçalho
A maior parte dos sites não tem necessidade alguma de informar o internauta da hora, dia da semana, mês, ano… Mas este é ainda um erro comum em muitos sites. Lembre-se do ponto 1: “Menos é mais”.

14 – Marcas de água
As marcas de água podem ser um elemento de design interessante. Pode ser usado por exemplo como fundo das páginas. Mas deve ser usado com muito cuidado para não interferir com a legibilidade do conteúdo do site. As marcas de água podem aparecer de forma diferente nos diferentes computadores dos internautas e podem mesmo atrapalhar a visualização correta das informações prestadas no site, para algum dos internautas. Por isso pense bem antes de usar as marcas de água.

15 – Links relacionados
Indicar links relacionados com o seu site pode não ser uma boa prática pois vai ocupar espaço valioso no site e nem sempre acrescenta informações relevantes ao assunto do site. Se acha que esses links são realmente necessários e relevantes, considere a possibilidade de os colocar ao longo do próprio texto.

16 – Ser objectivo
Antes de criar algum conteúdo para o seu site, escreva num papel o que de facto você quer transmitir. Em relação ao conteúdo da sua Homepage, pense nela como uma oportunidade de captar o interesse do internauta. Não espere que ele vá ler todo o seu site, pois o mais certo é isso não acontecer, mas aproveite para o cativar logo no inicio, explicando o porquê da existência do site, sendo claro e objectivo.

17 – Navegação intuitiva
O visitante não tem que descobrir como navegar no seu site. Alguns sites transformam os botões de menus em imagens, ou então distribuem os botões de navegação num circulo ou numa imagem maior. Isso até pode impressionar pela inovação em termos de design mas pode afectar muito a funcionalidade. O internauta tem que entrar no seu site e começar logo de imediato navegando pelas várias páginas, sem ter que aprender primeiro como tudo funciona. Certifique-se que a navegação no seu site é suficientemente intuitiva para qualquer visitante.

18 – Sub-menus
Cuidado ao usar demasiado o recurso de sub-menus. Por vezes pode tornar-se um desafio tentar clicar numa subsecção desses menus. Se precisar mesmo de sub-menus, tente fazer com que os menus iniciais se dividam apenas uma vez, ou seja, que não existam sub-menus de sub-menus mas apenas sub-menus de menus.

19 – Botões do lado esquerdo
Assim como o logótipo também os botões de menu funcionam bem do lado esquerdo. É desse lado que os internautas esperam encontrar os menus. Portanto garanta uma boa navegabilidade do seu site colocando os botões de menu do lado esquerdo.

20 – Organize o texto no layout
Não se limite a “descarregar” as informações ao longo da páginas. Isso pode fazer com que tudo fique com um aspecto pesado e cansativo. Divida o texto em porções menores, crie caixas com cores diferentes para destacar determinadas informações. Experimente usar o texto formatado em colunas. Pense que o texto também deve fazer parte do layout do site transmitindo ao conjunto um efeito dinâmico mas devidamente enquadrado e organizado.

21 – Espaço para imagens
A organização do site pode ganhar bastante se for definido um determinado espaço, fixo, para a apresentação de certas imagens. Isso pode ser feito numa barra próxima do cabeçalho ou numa barra lateral. Nesse espaço as imagens podem ir sendo exibidas sucessivamente. Num site por exemplo de uma construtora podem ser rodadas aí imagens das diferentes obras realizadas.

22 – Objetivo do site
Não perca de vista o objetivo do site. É sempre bom lembrar que um site cumpre uma determinada função, seja a de divulgar uma empresa, um currículo ou vender um produto. É fundamental manter o foco, respeite o objetivo do site, faça todo o planejamento do site voltado para isso.

23 – Destacar uma secção
Por vezes uma determinada secção de um site merece mais atenção por parte dos visitantes. Se achar que isso vai contribuir para corresponder melhor aos interesses dos seus visitantes por um lado e por outro lado cumprir melhor o objectivo que se propôs para o seu site, então destaque essa secção. Pode por exemplo atribuir uma diferente cor ao botão do menu de navegação que corresponde à secção que quer destacar.

24 – Evite excesso de destaques
Destacar muita coisa acaba por não destacar coisa nenhuma. Usar muitas cores vivas e muitos negritos só vai confundir o internauta e diminuir a funcionalidade do seu site.

25 – Quem é você?
Para além de disponibilizar os contactos disponibilize aos visitantes do seu site alguma informação sobre quem você é ou sobre o que faz a sua empresa. Um pequeno resumo, algo simples. Também este aspecto é importante para a credibilização do seu site. Esta informação poderá ser acedida por exemplo a partir do menu de navegação.

26 – Fontes
Escolha uma fonte adequada para o seu texto, que seja legível. Um aspecto muito importante que por vezes é descurado, é a importância de não usar demasiadas fontes diferentes na mesma página. Use no máximo duas fontes ou poderá gerar alguma confusão na leitura dos conteúdos e comprometendo a boa experiência do internauta que visita o seu site.

27 – Respeite um modelo
Use o mesmo modelo de página para todo o seu site. Não use diferentes layouts para diferentes secções do seu site. Pode até mudar a cor de algum elemento para distinguir uma secção da outra mas mantenha-se fiel a um modelo, a um padrão. O internauta deverá reconhecer esse modelo em qualquer página do seu site.

28 – Evite dar instruções
Não explique ao internauta como visitar o seu site. Se sentir necessidade de o fazer é porque provavelmente a navegabilidade do seu site não é a ideal. Procure simplificar o layout do seu site e torná-lo mais intuitivo.

29 – O mais importante primeiro
Organize os assuntos e apresente os links/menus de maneira a que aquilo que considera mais importante seja apresentado em primeiro lugar. Quando organizar a informação no layout do seu site pense nos conteúdos mais importantes e disponha-os de forma a que estes fiquem em destaque nas melhores posições do layout.

30 – Feedback dos visitantes
Não encare o layout do seu site como um produto acabado e imutável. Aproveite qualquer dúvida/sugestão de um visitante do seu site para aprimorar o layout e assim melhorar a navegabilidade

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Classifique este post)
Loading ... Loading ...


5 Comentários »

  • Centrecap Cursos disse:

    Excelente, vcs estão de parabéns, vou seguir suas dicas, espero que visitem meu site, e façam comentários, ficarei muito grato, pois quem o construiu, foi meu filho (auto-didata) apenas 13 anos.

    Tem um Inglês impecável, e já construiu sites para algumas Empresas.
    Estou a procura de um programa para ele desenvolver mais e bem feito pois a prática dele é do WIX e YOLA, se puderem me dar algumas dicas, fico desde já agradecido.
    Ele tem pedidos de construção, de 3 a 4 por semana (week). conheça tbm o site do meu filho. w ww.skyteamsites.com.br

    Parabenizo antecipadamente suas informações.

    Att.
    Marcos Ferreira

  • ana rodrigues disse:

    Ótimo o que você escreveu. Estou pesquisando bastante sobre isso, já que estou começando com um site da minha lojinha!
    Contratei uma empresa de Hosting para fazer, o bom é que pago o serviço com créditos que ganho por conectar a internet com o discador Inteligweb. é uma boa! fica a dica!
    Parabéns, abraços!

  • rosangeles disse:

    Acho que voces sao portugueses e estao de parabens como ensinam perfeitamente as regras de como se deve fazer… Vou ler tudinho a partir de hoje. Nos outros sites daqui me confundem muito mais do que ensinam, parece que eles tem medo da concorrencia..Obrigada mesmo..

  • Anderson disse:

    Eu não conhecia o blog colega.
    Parabéns. Artigo muito interessante…

    Abcs

  • Willian disse:

    Muito bom, adorei as dicas.

Deixe um comentário!

Seja cordial. Respeite o assunto do tópico. Não faça spam.